quinta-feira, 25 de novembro de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

As Mulheres de Will

As Mulheres de Will. A mais nova montagem do Diretor Ariel Cohen mergulha no universo romântico feminino, trazendo atona uma avalanche de emoções de forma ainda não vista nos espetáculos infanto juvenis...
As Mulheres de Will, torna-se referência em espetáculos sociais de qualidade em São Paulo. Ao iniciarmos o curso em São Paulo, contava-mos com mais de 20 alunos, mas nem todos suportaram o rítmo pesado do padrão da foco, o que fez com que restassem nessa turma, apenas 5 mulheres. Nosso trabalho compõem-se de treinamento de grupos de teatro, profissionais e amadores, dando-lhes enfoque técnico e encaminhando-os a retirarem seu DRT. Muitos chegam achando que será apenas mais um cursinho, mas batem realmente em retirada quando deparam-se com a responsabilidade, diante delas mesmas, diante da sociedade e diante do próprio D-us. Ao chegarem cada qual vem com diversas justificativas e certezas a respeito de suas vocações, e antes que completem um único módulo, suas certezas caem por terra, seus equivocos se tornam aparentes. Sendo assim, o produto desse trabalho, é resultado do grupo ASCINCO, que sobrou da peneirada feita pela própria vida... Como diz a Torah: " Onde estiver o vosso tesouro, ali estará tambem o vosso coração". Onde deixaram seus corações não sabemos, mas certamente não estavam com eles no momento em que resolveram estudar teatro conosco.
Por falar em teatro, por faalr em coração, percebam no Mulheres de Will, o que cinco moças podem fazer, quando seus corações estão dispostos a amar o próximo como a elas mesmas. Leia nosso Press release e confira!


Press Release

Uma casa sombria, vazia, com mobília pouca e com ar soturno, mulheres passam o dia a revirarem suas coisas. Cada qual tem seu coração dependurado numa corrente tal qual terços religiosos numa ambigüidade que nos remete ao desleixo e a devoção. Quem são elas? Por que estão ali? Porque trazem um olhar distante e profundo? Suas olheiras determinam que são personagens da noite, figuras sombrias e taciturnas, cuja mansão de janelas cerradas, encerra um segredo. Quem o desvendará? Numa eletrizante adaptação das obras Clássicas de William Sheakespeare, o diretor Ariel Cohen traz consigo um espetáculo ímpar, adaptado para o público adolescente, não deixa nada a desejar aos de maior idade. Singelo e frio, denso e distante, com um ar brumado que sufoca a compreensão dos mais diletantes. De refinado gosto, personagens Sheakespeareano passeiam pela casa e podem quase ser tocados pelo público. A pergunta fica no ar: quem são? Poder-se-á sair ileso de suas companhias?

O espetáculo tem tourneé prevista para 2010 com estréia pretendida no palco do Teatro Bibi Ferreira / SP – o Bibi tem toda atmosfera necessária para a ambientação cênica de que desejamos, sem falar no conforto oferecido ao público, diz Cohen. Com uma parceria que já dura cinco anos, Ariel Cohen conta com a produção de Caio Tozato; a dupla vem despontando a tempos no cenário teatral com espetáculos sempre aliados ao social. Procuramos não pecar na qualidade só porque trabalhamos com causas sociais e não somos nobres por isso, nossa nobreza vem, talvez em não deixamos de ousar por perceber que mesmo um público leigo que geralmente aflui aos nossos espetáculos, merece qualidade, daí a afluência das gentes de teatro em nossas montagens, explica Tozato. A mais de quatro anos trabalhamos no Estado de São Paulo, em várias cidades treinando companhias teatrais nos mais diversos espaços; desde 2009 fixamo-nos na Cidade de São Paulo e em 2010 definitivamente no bairro da Penha, onde treinamos uma distinta Companhia que orgulhosamente vos apresentamos para essa montagem: ASCINCO!

Ascinco é uma companhia jovem, que caminha na formação técnica, buscando aliar arte ao social, seguindo os passos da foco – escola de espetáculos de onde são alunas. A quase dois anos. Venha assistir As Mulheres de Will, e descobrir do que um coração é capaz.


Ficha técnica

Espetáculo: As Mulheres de Will

Texto: Livre adaptação das Obras de William Sheakespeare.

Direção: Ariel cohen

Preparação Corporal: Caio Tozato

Produção: foco – escola de espetáculos / SP

Realização: Cia israelita de Artes.

Encenação: Ascinco

Musicalização: OMEGACODE - SP

Colaboração e intercâmbio: GAZOSU. RJ

Apoio Institucional: SHEMA – Instituto Anna Cohen



shema - Sociedade Hebraica de Educação Música e Artes.



Da Apresentação

Somos uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que à 10 anos, tem como missão alcançar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco. Para que isso possa acontecer com eficácia, escolhemos trabalhar com a área das artes: com dança, música, circo, teatro, cinema, graffite, etc. Nossos projetos estão hoje implantados em dois Estados, a saber: Rio de Janeiro e São Paulo, onde acontecem com os seguintes Programas:


foco - escola de espetáculo

É uma escola de artes cênicas, que oferece aos alunos voluntários, formação suficiente para que sejam inseridos no mercado de trabalho, levando-os através de seus espetáculos e ações artísticas, arrecadarem alimentos não perecíveis e gêneros de primeira necessidade que são revertidos para instituições que trabalhem com crianças ou clínicas de recuperação de dependentes químicos. Essa escola, apresenta pelo menos 05 espetáculos em Teatros, (como Bibi Ferreira / São Paulo e Princesa Isabel / Copacabana / Rio de Janeiro) durante seu tempo de ação, que dura dois anos. As matérias lecionadas englobam: interpretação, literatura dramática, expressão corporal, dança, sonoplastia, figurino, cenografia, iluminação, make up, chapelaria, sapataria, marketing cultural, etc.

Prêmios:

2000 – Prêmio Revelação. Festival de Teatro de Curitiba/Batel.

2008 – Prêmio de Direção; espetáculo Pinocco – Um Boneco de Toco.

Indicação de melhor cenário; melhor figurino e melhor ator.


PALHAMÉDICOS

Numa paródia aos PARAMÉDICOS - que atuam tanto dentro como fora de hospitais, é um projeto que visa atender crianças em situação de risco, tanto em hospitais como fora deles.

Atuando não só com crianças hospitalizadas e com câncer, mas também com os responsáveis e equipe médica, que de certa forma, enfrentam o período de internação com elas. Atuamos também em favelas, associações de moradores, ruas, praças, sempre levando de forma divertida, informação sobre saúde.

Prêmios:

2000/2001/2002/2003/2004/2005/2006/2007/2008 - Honra ao Mérito pela casa Ronald Mac Donald’s

Os Caça Bagulhos – Esquadrão de Prevenção.

Atua em escolas da rede pública e privada, com palestras e peças sobre prevenção ao uso de drogas, DST e AIDS. Tendo recebido vários prêmios na área.

Prêmios:

2000- Melhor Projeto Anti-drogas do Brasil / Jovens Voluntários – pelo: RIOVOLUNTÁRIOS;

Instituto C&A; Fundação ODEBRECHT.

2003- Moção Honrosa pela Câmara dos Deputados da Cidade do Rio de Janeiro.

2002- Títulos Amigos do Batalhão Villagran Cabrita – Exercito Brasileiro.

2002/2001/2003/2004/2005/2006/2007- Honra ao Mérito Casa Ronald Mac Donald’s


Dos Locais de Atuação

Nossa organização funciona a 10 anos no Estado do Rio de Janeiro, atuando em diversos bairros marcamos presença em:

Nossa base: Favela do Barbante / Inhoaíba – RJ, onde funciona nossa Central Técnica de figurino e cenário; Nossa escola: Campo Grande e Flamengo. Atuando com ações estanques também nos bairros da Metral / Vila Kennedy; Favela do Vilar Carioca; Cavalo de Aço; Aço/ Jabour; Rocinha, etc

Já no Estado de São Paulo, atuamos ao longo de cinco anos em oficinas estanques. A partir do mês de Abril de 2009, executamos um programa piloto de 4 meses, que resultou como culminância num espetáculo cuja temática era a prevenção ao uso de Drogas ( A Porta ) apresentado em temporada durante todo o mês de julho no Teatro Bibi Ferreira, que resultou em na arrecadação de 700k de alimentos não perecíveis aproximadamente. A partir dessa experiência, resolvemos implantar definitivamente o projeto na Cidade de São Paulo, repetindo a receita de sucesso experimentada no Rio de Janeiro. Em São Paulo, estamos atendendo na nossa base no bairro Bresser-Móoca, abrindo fronteiras nos bairros do CDHU/COABE; Aeroporto e Caixa D’água, com as seguintes atividades:

Penha – Foco – escola de espetáculos

Aeroporto – Oficina de Cenografia; Oficina de Dança Contemporânea – atendendo meninas / grupo de saúde prevenção a DST; AIDS e gravidez na adolescência.

Caixa D’agua – Oficina de Artes Plásticas; Oficina de Beleza.

CDHU/COABE e Esmaga Sapo – Oficina de Artes Plásticas.


Muito ainda há por fazer, no entanto, para que haja sucesso na implementação dos projetos dependemos da parceria de Empresas socialmente responsáveis. Conscientes de vossa participação em diversas frentes sócio-educativas, vislumbramos ser essa uma parceria que nos é interessante.


Dos parceiros

No decorrer desses anos, obtivemos apoio de vários parceiros tanto de empresas privadas e órgão Governamentais, aos quais diretamente nos ajudaram não só implementar projetos como a mantê-los, o que orgulhosamente nos motiva citar, dentre eles:


Rio de Janeiro - CASA PINTO; WERNER – Tecidos Nobres de Petrópolis; BUTTON – EQUIPADORA; Exército Brasileiro; Base Aérea de Santa Cruz; Casa Ronald Mac Donald’s; WISE UP – Inglês para Executivos; Gráfica do Rato; KUMON; OXFORD – Escola de Idioma; Instituto Metodista Bennett; Faculdade Angel Vianna – Drª. Denise Telles Hofksha; Prefeitura do Município de Itaguaí; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro; Colégio Marista N. Srª do Rosário; Doutores da Alegria- Palhaços em Rede/RJ; Jornal GLOBO ZONA OESTE; Jornal ATUAL; Jornal O DIA; Lona Cultural Elza Osborne; Teatro Arthur Azevedo; Teatro Municipal de Itaguaí; SBT. Nossa maior área de ação se encontra em Campo Grande /RJ.


São Paulo - Teatro Bibi Ferreira; 3ª Igreja Presbiteriana Independente; ONG Vida Nova –Aeroporto; Associação de moradores do CDHU/COABE. Não podemos deixar de mencionar as famílias que nos hospedaram durante os meses que funcionou o projeto piloto.


Dos Beneficiados

Não apenas fomos ajudados, como também ajudamos a outras organizações apoiando não só com mão de obra especializada mas também, revertendo os alimentos arrecadados em nosso espetáculos no decorrer desses nossos 10 anos. Das quais podemos citar:

Rio de Janeiro 1999/2009 - Casa Ronald Mac Donald’s; Orfanato Espírita Minha Casa; Hospital Rocha Farias; Hospital Mario Kröeff ( crianças com câncer); Hospital Souza Aguiar ( crianças queimadas); Casa de recuperação de dependentes Químicos em Oswaldo Cruz; Associação de Moradores da favela do Barbante; AMAI- Associação Internacional; Aldeias S.O.S. Brasil; Escolas da rede Municipal de Estadual do Estado do Rio de Janeiro.

São Paulo 2009 – Comunidades do CDHU/COABE; Aeroporto; Caixa D’água; ONG Vida Nova

(recebedora dos alimentos referentes a montagem do espetáculo “A PORTA” no Teatro Bibi Ferreira)Julho/2009.


Cada um de nosso alunos, se formam em nossa escola com a consciência de:

Que ajudar a uma criança, adolescentes e jovens, em situação de risco, é garantir um futuro menos violento para eles e para nós mesmos. Que esses jovens que estudarão teatro conosco, são os mesmos que prestarão serviços voluntários em favelas, hospitais, creches e asilos. Que verão em crianças com câncer, um a realidade talvez pior que as delas mesmas, e aprenderão a se ajudarem, ajudando a outros. Melhorando sua auto-estima, a do seu entorno e a do seu próximo. Nós poderíamos citar aqui 1001 motivos pelos quais vossa Empresa deveria abraçar essa causa... Mas nos contentamos com apenas um... O amor.



O câncer infantil não é contagioso. O amor é. Contagie.


Dos Dados da Instituição

SHEMA- INSTITUTO ANNA COHEN

CNPJ: 06.205.192/0001-59


Sede provisória:

BASE / Central Técnica FAVELA DO BARBANTE:

Rua: Boa Fé, 22. Nova Cidade. Campo Grande - Rio de Janeiro

CEP: 23063-520.


ESCOLA:

Campo Grande: Rua Manoel Caldeira de Alvarenga, 28.

Flamengo: Centro Cultural Veneza, Av. Pasteur – Botafogo.

Unirio – Av. Pasteur, Urca / RJ.


Contatos:

Tel/Fax: 21. 32 92 23 94

Cel: 21. 97 22 97 26

Sites: www.shema.org.br

e-mail: shema.cia@hotmail.com


Orkut: Comunidades PALHAMÉDICOS

FOCO – escola de espetáculos


Responsável pela Instituição


Ariel Cohen

Foco – escola de espetáculos. RJ/SP

21. 97 22 97 26


Caio Tozato

PALHAMÉDICOS

21. 97 12 03 31